Quais os benefícios e aplicações mais utilizadas com a linguagem de programação Python, a que mais cresce em novos usuários. Hoje ela é uma ótima aposta para quem busca oportunidades profissionais com ótima remuneração.

O que é Python?

É uma linguagem de programação de alto nível — ou High Level Language —, interpretada, modular, dinâmica, multiplataforma e orientada a objetos. Ganhou popularidade entre profissionais de TI por ter uma sintaxe relativamente simples e de fácil compreensão, facilidade que também atraiu engenheiros, matemáticos e cientistas de dados.

As 5 aplicações mais importantes

O Python é muito versátil e pode ser utilizado para inúmeras finalidades, porém se destaca em 5 delas:

  • Data Science – É a aplicação mais comentada hoje para o Python, que performa muito bem na elaboração do Machine Learning, visualização e análise de dados;
  • Desenvolvimento Web – O Python é uma excelente ferramenta Back-End, ou seja, ele roda pelo servidor a parte de um site que não está na tela do usuário, processando a lógica dos Inputs, interagindo com bases de dados e outros servidores, por isso “Back”. O JavaScript, por exemplo é uma excelente opção para desenvolvimento do Front-End, ou seja o que é visível para quem navega, telas, botões, etc..
  • Desenvolvimento de aplicativos – Por sua agilidade o Python é ótimo para protótipos. Por sua robustez, velocidade, escalabilidade e versatilidade, é muito indicado para projetos de escala empresarial. Outra vantagem para quem desenvolve aplicativos é que Python vem com API de banco de dados, que no qual permite uma fácil conexão com Base de dados como MySQL, Oracle, PostgreSQL, MS SQL Server, etc. O Python vem com PyPi, uma enorme coleção de pacotes de código, que podem ser usados para implementar rapidamente qualquer funcionalidade que você talvez precise no seu projeto.
  • Automação de Scripts – Talvez a mais importante utilização do Python seja no Scripting, criação de pequenos códigos de programação que fazem tarefas automaticamente. Um exemplo de um script é o Web Scraping, script de analisar um website e extrair informações relevantes, que podem ser salvas num arquivo .CSV e utilizadas por um código de Machine Learning para predições.
  • Finanças – Segundo o rank dos HackerRank’s 2018 Developer Skills Report, o Python está entre as Top 3 linguagens mais populares utilizadas nas empresas de serviços financeiros, e a linguagem Top 1 para Fintechs. Com sua facilidade de uso, maleabilidade e base matemática, o Python é excelente para fintechs.

Se você procura um segmento em franca ascensão no mercado de Tecnologia da Informação, avalie aprender a utilizar Python. Mostramos acima as principais aplicações para esta incrível linguagem de programação, veja agora como está a procura por profissionais: o LinkedIn hoje oferece 41.288 vagas para desenvolvedores Python, com remunerações chegando a US$ 7.000 mês. Conheça nosso curso Inteligência Artificial com Python.