Nos últimos anos, as carreiras tecnológicas começaram a ganhar muito destaque. Como por exemplo, as formações relacionadas a inteligência artificial, Internet das Coisas (T.I) e programação front end. Outro grande destaque, que tem atraído cada vez mais profissionais é a área de análise de dados, que passou também a ser chamada de ciência de dados.

Neste setor não há crise, as oportunidades profissionais crescem ano a ano, somente o site de recrutamento www.catho.com.br anuncia atualmente 2.800 vagas para analista de dados, com salários que podem passar de R$ 10.000,00.

Se você está pensando em se tornar um profissional nesta área, seguem aqui 5 motivos para buscar uma capacitação para analista de dados.

  1. Ampliar habilidades

O analista de dados tem por atribuição obter e organizar grandes volumes de dados, que serão por ele interpretados e avaliados, afim de apresentá-los como base de informação para tomada de decisões no negócio em que ele atua.

Para exercer estas tarefas deverá desenvolver habilidades de programação, cálculo e estatística, bem como uma ótima capacidade de comunicação, para apresentar suas análises como se contasse uma história.

Entre os conhecimentos de programação a serem trabalhados, um deles chama bastante à atenção, o Machine Learning, que está relacionado à inteligência artificial. Ele é útil pois permite ao analista de dados desenvolver códigos de programação que serão parâmetros de aprendizagem para que o computador aperfeiçoe uma determinada análise de dados, que poderá ser realizada inúmeras vezes, melhorando seu resultado continuamente.

  1. Crescimento profissional

É comum que aquele profissional que investe na atualização de seu conhecimento seja valorizado por sua empresa e tenha mais chances de obter uma promoção ou mudar para uma área mais promissora.

Como analisar grandes volumes de dados com rapidez e eficácia passou a ser uma atividade estratégica para muitas empresas, quem investe em se aprimorar neste segmento ganhará grande visibilidade, aumentando mais ainda suas chances de crescimento profissional.

  1. Demanda crescente por profissionais

Já citamos os dados da Catho sobre vagas para analista de dados e os bons salários oferecidos. Mais de 2.800 vagas num único site de recrutamento profissional, com salários que passam podem passar de 10.000 reais.

O momento é muito propício para quem tem uma boa formação nesta área, há poucos profissionais disponíveis e a atividade de análise de dados só tende a crescer.

  1. Melhorar seu currículo

As habilidades relacionadas à tecnologia são cada vez mais valorizadas. Algumas delas são pré-requisitos básicos para concorrer a uma vaga de emprego, como informática básica, Excel, etc..

Ter no currículo um bom curso de análise de dados deixará seu currículo muito mais interessante, possibilitando que você se destaque num processo de recrutamento, mesmo que não seja para atuar diretamente com análise de dados.

  1. Ampliar o Relacionamento 

Outro benefício é a possibilidade de ampliar seu relacionamento, conhecendo pessoas que tem interesses profissionais similares, e que buscam desenvolver as mesmas habilidades.

Esta nova rede de contatos poderá ser muito útil durante sua trajetória profissional, permitindo o compartilhamento de informações técnicas, novas tendências e oportunidades de carreira.