Muitas oportunidades de estágio são oferecidas para estudantes de administração, economia, contabilidade, arquitetura, engenharia, entre outras graduações, porém nem todos os universitários estão preparados em relação aos conteúdos complementares, por exemplo, cursos de tecnologia que são pré-requisitos para as vagas de bons estágios.

Excel

Há uma estimativa de que 95% das empresas utilizam Excel, portanto sua aplicação é quase universal, tornando esta ferramenta um item fundamental na busca de estágios para diversas profissões. O ideal é ter habilidades avançadas numa avaliação de conhecimento desta ferramenta, funções como PROCV, recursos como Tabela Dinâmica devem estar na ponta da língua.

Análise de Dados com Power BI

Estudantes das áreas de administração, negócios, engenharia, marketing e economia podem se destacar numa seleção de estágio se possuírem habilidades relacionadas a análise de dados com Power BI, ou outras ferramentas similares como o Tableau. Cada vez mais as empresas demandam profissionais que ajudem a criar relatórios que transformem grandes volumes de dados em informações precisas para tomada de decisões.

BIM com Revit

Graduandos nas áreas de arquitetura e engenharia civil terão muito mais chances de obter uma vaga de estágio dos sonhos se souberem utilizar softwares para projeto que atendam a metodologia BIM – Building Information Modeling, que vem sendo cada vez mais adotada por construtoras, incorporadoras e empresas de engenharia ligadas à construção. No Brasil o software líder para BIM é Revit, que acompanhado do BIM 360, NavisWorks, Infraworks, entre outros, formam a solução Autodesk para a área.

Programação Front End

A área profissional com maior demanda para contratação é a TI, em especial programação. Muitas vagas não são preenchidas por falta de candidatos com habilidade de programar em ferramentas atuais, utilizadas por grandes empresas e StartUps. Muias vezes as faculdades ligadas à Ciência da Computação não conseguem acompanhar as mudanças tecnológicas e apesar de oferecerem boas formações, ficam defasadas em relação aos requisitos exigidos pelo mercado de trabalho. Para iniciar na carreira de programador conhecer JavaScript, HTML, CSS, JSON, framework como React vão ajudar muito numa das carreiras mais cobiçadas do momento.