Muito se fala da dificuldade de profissionais com mais de 45 anos conseguirem uma recolocação profissional. Especialistas da área de recursos humanos concordam a partir desta faixa de idade conseguir um novo emprego se torna mais difícil, porém a maioria destes recrutadores concorda que há espaço no mercado para profissionais seniores e falam sobre algumas estratégias para se obter êxito.

Saber valorizar a experiência

O grande diferencial que os profissionais com mais de 45 anos possuem em seus currículos é a experiência profissional. Saber valorizar esta característica é fundamental para aumentar as chances de recolocação. Por exemplo: um profissional de vendas com mais de duas décadas de atuação no mercado, deve provavelmente ter construído uma extensa rede de contatos que podem vir a ser clientes da sua nova empresa; ou um gestor industrial que já tenha implantado vários processos de melhorias com base no Lean Manufacturing, já sabe por sua vivência quais são os pontos mais sensíveis para se obter bons resultados.

Estar atualizado nas tecnologias

Um fator determinante para uma recolocação e para a manutenção do emprego é manter o conhecimento necessário para o exercício da profissão atualizado. Em especial acompanhar a evolução tecnológica da sua área de atuação. Nunca é tarde para estudar e não há conteúdo que não se possa aprender quando se empreende um esforço para isso. Quem utilizava Lotus 123 na década de 90, passou a usar Excel nos anos 2000 e 2010. Agora as empresas exigem também o Power BI, como ferramenta importante para análise de dados. Quem utilizava prancheta há 30 anos atrás, passou a usar o AutoCAD 2D, e hoje existem ferramentas para projeto e design 3D voltadas para diversas áreas específicas. Fazer parte desta evolução aumenta muito as chances de voltar ao mercado. Se está desatualizado procure uma escola.

Ter as soft skills suas aliadas

Outra vantagem dos “cabelos brancos”, falando metaforicamente, é a experiência de vida, o aprendizado ligado às pessoas, ao relacionamento interpessoal, à comunicação assertiva, enfim, características denominadas soft skills, habilidades não técnicas, que passaram a ser muito valorizadas no meio corporativo. É comum recrutadores encontrarem jovens talentos para áreas como desenvolvimento de sistemas, engenharia aplicada, análise de dados, entre outras, com grande competência técnica e excelente performance, porém estes mesmos talentos tem muitas vezes dificuldades com as soft skills. Profissionais seniores podem tirar proveito disso.

Não tenha medo das novas tecnologias

Aproveitar as vantagens da experiência profissional e da experiência de vida que os profissionais com mais de 45 anos possuem, será sem dúvida uma estratégia fundamental na busca por uma recolocação. Aliando este ponto forte a um conhecimento atualizado nas tecnologias utilizadas na sua profissão suas chances podem aumentar muito, por isso vale a pena encarar o aprendizado destes novos softwares garantindo um currículo competitivo.