A metodologia BIM (Building Information Modeling) é um processo de gerenciamento de informações e colaboração baseado em modelos 3D, que permite a criação, armazenamento e compartilhamento de informações precisas e atualizadas sobre um projeto de construção ao longo de todo o ciclo de vida da edificação.

 Por que o BIM é tão relevante na construção?
A importância do BIM na execução de projetos de construção está na sua capacidade de permitir a visualização virtual do projeto, a detecção antecipada de conflitos e a análise de desempenho, resultando em um processo mais eficiente, econômico e sustentável. Além disso, o uso do BIM no acompanhamento das obras permite a identificação de possíveis desvios em relação ao projeto original, facilitando a tomada de decisões e reduzindo erros e retrabalhos.

As empresas de projeto, construção e incorporadoras estão adotando o BIM porque a metodologia permite uma maior eficiência na execução de projetos, redução de custos e prazos, além de um aumento na qualidade do produto final. Além disso, o BIM é cada vez mais exigido em licitações públicas e contratos privados, o que torna seu uso uma vantagem competitiva no mercado.

Como está a demanda por profissionais BIM?
A demanda por profissionais qualificados em BIM é alta, especialmente na plataforma Revit da Autodesk, que é uma das mais utilizadas no mercado. Profissionais que dominam o uso do Revit são valorizados no mercado de trabalho, e existem diversas opções de cursos e treinamentos disponíveis para a formação e aprimoramento dessas habilidades.

Em resumo, o uso do BIM na execução de projetos de construção traz uma série de benefícios, como a redução de custos e prazos, maior eficiência e qualidade, além de se tornar cada vez mais importante no mercado de trabalho, sendo uma habilidade altamente valorizada pelas empresas da área.