Filmes de ficção científica, por muitas vezes, antecipam em tela novas tecnologias que acabam surgindo nos anos à seguir.

Muitos devem lembrar dos filmes do seriado Star Trek da década de 80, em cenas em que o Capitão Kirk abre o dispositivo que usava para se comunicar com a nave Enterprise e falar de modo instantâneo com o oficial Sulu. Hoje, a cena não causa nenhum espanto, pois surgiram os telefones celulares, que evoluíram muito nas últimas décadas e até ultrapassaram em tecnologia o comunicador que era considerado tão avançado à época. Tal qual Star Trek, diversas outras obras de ficção acabaram revolucionando de forma direta a percepção de consumo da indústria tecnológica de suas épocas, algumas, apresentando conceitos de tecnologia que hoje já não nos causa estranhamento.

À seguir, listaremos alguns filmes imperdíveis para todos os entusiastas da tecnologia e amantes de ficção científica.

MATRIX

Super clássico das irmãs Wachowski, do final dos anos 90, que virou trilogia, e recentemente teve um comeback com um quarto filme sendo lançado, para alegria dos fãs. A franquia mostra um planeta dominado pelas máquinas, que criaram um gigantesco sistema denominado Matrix, que simula o mundo real dos humanos, para que estes em estado de sono permanente acreditem que levam uma vida normal e desta forma continuem dormindo e gerando bio eletricidade, fonte de enrgia para as máquinas.

Alguns admiradores da saga já fazem uma relação do mundo Metrix com as possibilidades de futuro do Metaverso, sendo algumas destas previsões sombrias, do tipo: Se um dia as máquinas dominarem o mundo elas poderiam utilizar o Metaverso para construir a Matrix? Ou já vivemos num Metaverso e não temos consciência?

EX_MACHINA: Instinto Artificial

Uma espécie de “Larry Page” do futuro, passa a viver isolado numa casa hi-tech numa região de montanha, buscando de forma obstinada, desenvolver um androide autoconsciente, como sendo o produto definitivo da sua Big Tech, líder mudial em buscas na Internet. Este é o contexto do Filme de 2015, dirigido e escrito por Alex Garland, ganhador do Oscar de efeitos visuais.

O empresário solitário e atormentado, Nathan Bateman, vivido por Oscar Isaac, resolve convidar um de seus programadores mais brilhantes. Caleb Smith, vivido por Domhnall Gleeson, para colaborar no seu projeto ambicioso. O que nenhum deles imaginava (sem querer dar spoiler) é a reação instintiva que a criatura cibernética passaria a ter, modificando drasticamente os acontecimentos.

O filme deixa uma reflexão profunda sobre as questões éticas ligadas à Inteligência Artificial, questionando se realmente teremos controle sobre nossas futuras criações dotadas de inteligência e autoconsciência.

Interestelar

O longa-metragem de 2015, dirigido por Chirstopher Nolan, causou forte impacto por retratar uma realidade de catástrofe global que será solucionada a partir de situações aparentemente fantásticas, porém, com base científica sólida, ajudando a compreender situações só previstas em hipótese, a partir de desdobramentos da teoria da relatividade de Einstein.

O piloto e protagonista Cooper lidera uma missão em busca de um planeta que possa substituir a Terra, em franco processo de destruição. Esta parte da missão fracassa, porém, pela proximidade de sua nave a um buraco negro, ele vivencia junto de seu robô o fenômeno de uma singularidade de espaço-tempo, permitindo o envio para o passado de uma equação que permitirá o controle sobre a gravidade e salvação do planeta Terra no futuro.

Entre diferenças na dinâmica do tempo, aventuras e retorno à Terra, muita tecnologia de ponta é mostrada, tendo como ponto alto os robôs tripulantes, peças chave no triunfo de salvar o planeta, concebidos com muita sofisticação e realismo.

Passageiros   

É uma ficção romance do diretor Morten Tyldum que narra uma viagem de longa duração em uma nave de grandes proporções, com 5 mil tripulantes, que irão habitar um novo planeta.

Mostra uma tecnologia de bordo fantástica, com computadores controlando sistemas complexos de navegação autônoma, engenharia e manutenção da vida de 5.000 tripulantes em hibernação por 90 anos, porém ela falha.

Dois tripulantes são acordados acidentalmente antes do tempo, um deles acorda uma passageira, por uma desesperada solidão. Mas é esta falha, de trazer a consciência estes passageiros que permite a salvação dos demais, do que será a destruição de toda a nave.

Permeado pelo drama romântco o filme mostra uma alta tecnologia do futuro, que mesmo sendo sofisticada, não está a prova de erros numa viagem espacial de longa duração.

É bem interessante ver que a ficção tem se aproximado da realidade cada vez mais rápido, alguns destes filmes podem estar trazendo elementos e tendências tecnológicas da nova década.