As Profissões do Futuro: saiba direcionar sua carreira

Se você pensa em realizar uma transição de carreira ou está ingressando agora no seu primeiro emprego, é importante ter uma visão do que vem pela frente, aproveitando as novas tendências.

Vivemos um período de rápidas transformações no mercado de trabalho. O avanço de novas tecnologias como Inteligência Artificial causam preocupações a profissionais de diversas áreas, que temem ser substituídos por computadores na realização de suas tarefas.

O futuro próximo parece não ser tão sombrio, mas requer atenção e um plano de requalificação profissional, segundo dados do relatório anual do Fórum Econômico Mundial, que apontou em 2023 as 10 profissões do futuro, bem como aquelas que devem desaparecer.

O que são As Profissões do Futuro?

Antes de seguirmos com os dados do relatório vamos deixar claro o que vem a ser as profissões do futuro. Trata-se das ocupações profissionais em que se percebe uma forte tendência de valorização pelas empresas nos próximos anos e décadas.

Quando esta tendência de valorização se confirma os primeiros profissionais a se prepararem, seguindo a lei da oferta e da procura, tendem a se destacar e se beneficiar em termos de remuneração e oportunidades.

Quais os principais números do relatório sobre As Profissões do Futuro?

Nesta última edição do relatório The Future of Jobs um ponto ficou em evidência: haverá nos próximos 5 anos uma grande rotatividade no mercado de trabalho em função da adoção das tecnologias digitais pelas organizações, mas isso não significa uma disrupção imediata.

O relatório aponta que apesar do risco para funções específicas, as empresas, em sua maioria entendem que as novas tecnologias colaborem na criação de novos empregos. A pesquisa realizada com os empregadores apontou que 75% planejam adotar a inteligência artificial, causando uma alta rotatividade, porém 50% das organizações acreditam que a tecnologia leve a um crescimento dos empregos e 25% prevêem uma redução.

Estima-se que a partir dos 673 milhões de empregos analisados, 83 milhões sejam eliminados, em contrapartida 69 milhões devem ser criados, porém estas novas vagas irão exigir novas habilidades, ou seja, estes profissionais deverão se atualizar, 60% deste contingente necessitará de treinamento antes de 2027.

Urgência na Requalificação

As empresas apontam um “gap” entre as habilidades dos atuais colaboradores e aquelas necessárias para exercer as profissões do futuro, além disso, as companhias constatam uma incapacidade de atrair talentos. Estes dois fatos ressaltam uma forte necessidade de treinamento e requalificação. Como já citado, 6 em cada 10 trabalhadores precisam de treinamento nos próximos anos e em média 44% das habilidades de um trabalhador devem ser atualizadas.

A pesquisa destaca que capacitações em inteligência artificial, análise de dados e big data serão prioridade para 42% das empresas, pensamento analítico 48% e pensamento criativo 43%.

Faço um destaque para dois setores de peso da economia que já estão sofrendo este impacto, a indústria e a construção.  Com o advento da Indústria 4.0, novo paradigma para a manufatura, várias novas profissões com ênfase em TI se fazem necessárias, um exemplo é o Engenheiro Robótico citado na lista abaixo, implantar e operar o modelo da indústria 4.0 irá exigir um esforço de capacitação muito grande, quando comparamos as habilidades novas exigidas e as atuais.

O outro setor, da construção, também passa por muitas inovações, uma delas é o BIM – Building Information Modeling, o modelo de informação para a construção, conceito que já existe há vários anos, e que ganhou mais atenção de construtoras e incorporadoras nos últimos anos, o método conta até com normativas federais que recomendam sua adoção pelos setores de obras públicas. A relatório cita a profissão do futuro Especialista em transformação digital, no caso da construção poderíamos chamar de Coordenador BIM, aquele que permite a adoção destas novas tecnologias, coordenando sua implantação e uso.

Veja abaixo as 10 profissões do futuro em destaque, entre as 50 citadas:

  1. Especialistas em Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning
  2. Especialistas em sustentabilidade
  3. Analistas de business intelligence (BI)
  4. Analistas de segurança da informação
  5. Engenheiro de fintech
  6. Analistas e cientistas de dados
  7. Engenheiros robóticos
  8. Especialistas em Big Data
  9. Operadores de equipamentos agrícolas;
  10. Especialistas em transformação digital

A pesquisa também aponta as 50 profissões em baixa, que correm risco de desaparecerem, abaixo seguem as 1º primeiras:

  1. Caixas de banco (e funcionários relacionados)
  2. Funcionários dos Correios
  3. Operadores de caixas e cobradores
  4. Digitador de dados
  5. Secretários administrativos e executivos
  6. Assistentes de registro de produtos e estoquistas
  7. Escriturários de contabilidade
  8. Gerentes de relacionamento
  9. Oficiais judiciários
  10. Vendedores porta a porta

Os dados deste relatório trazem informações muito relevantes para o planejamento de carreira e qualificação profissional, fique atento.